Um homem acusado de ser um dos responsáveis por uma chacina que matou quatro adolescentes no Lobato, em Salvador, no ano de 1993, foi preso nesta quarta-feira (25), em cumprimento a um mandado de prisão definitiva, informou a Polícia Civil. O agente ferroviário Jurandir Santos Franco foi condenado a 36 anos pelo crime.
Segundo a Polícia Civil, o homem foi localizado enquanto circulava no bairro de São Caetano, também na capital baiana. Ele foi apresentado na Polinter, onde segue custodiado. O homem passará por audiência de custódia e será encaminhado ao sistema prisional, para cumprimento da pena.
O crime aconteceu no dia 26 de agosto de 1993. Os quatro adolescentes estavam a caminho da escola quando foram abordados perto de um viaduto próximo à estação de trem da central de Salvador. Luis Fernando da Conceição, 15, José Jorge da Silva, 19, Edmilson Pereira da Silva, 17, e Gilmar Oliveira dos Santos, 17, foram mortos a tiros.
O homem preso hoje foi condenado a 36 anos de prisão em regime fechado, durante julgamento em 2010. Um policial militar também foi acusado de participação no crime e condenado a cumprir pena de 42 anos, mas depois acabou absolvido da acusação pela Justiça. O caso ficou conhecido como a ‘Chacina do Lobato’.
A data da chacina acabou se transformando no Dia Estadual de Combate aos Homicídios e à Impunidade por uma lei de 2005, iniciativa do deputado Yulo Oiticica (PT-BA).
Correio da Bahia